formanda em psicologia/ graduada em História
Resumos de
História
8º Ano
A DITADURA MILITAR NO BRASIL
A POLITICA E A FELICIDADE> Nossa felicidade depende da sociedade a qual estamos inseridos e do sistema político que a rege. Se não podemos agir, falar, ter todos os direitos humanos garantidos e a liberdade física e psicológica no meio que vivemos, não podemos dizer que somos realmente felizes. E era isso que os jovens da época da ditadura pensavam, nos anos 60 e 70.
O REGIME MILITAR> A ditadura militar ocorreu de 1964 a 1985 e ganhou esse nome porque quem exercia o poder eram os militares e civis e era uma ditadura porque o povo não podia criticar de nenhuma forma o tipo de governo existente. Não existia liberdade e nem democracia, a não serem para os ricos empresários, banqueiros, fazendeiros e executivos. As greves foram proibidas sob ameaça de tortura e morte a quem se aventurasse a fazê-la.
IMPLANTANDO O REGIME> Quem comandou o golpe foi Castello Branco que se tornou o primeiro general presidente do Brasil. Ele fechou sindicatos, cassou os direitos políticos dos seus inimigos, prendeu quem era contra o regime (a não serem os ricos), aumentou a inflação e os salários dos empregados diminuíram.
A CONSTITUIÇÃO DE 1967> Nessa constituição prevaleceu os Atos Institucionais (medidas autoritárias tomadas pelo regime). Estabeleceu eleições indiretas para governador e prefeito. Extinguiu os antigos partidos e passou a existir apenas dois: O Arena e o MDB, todos dois partidos da direita (ou seja, a favor do regime).
DAS PASSEATAS DO AI-5> Castelo Branco cedeu o governo a Arthur da Costa e Silva em 1967. Foi no governo de Costa e Silva que a oposição efervesceu-se, apesar da proibição. Eclodiram duas greves operarias em Osasco (SP) e Contagem (MG). Em Osasco, os operários saíram vitoriosos, mas em Contagem os operários foram expulsos dos empregos, a força de fuzis. A UNE (União Nacionalista Estudantil) organizou protestos em forma de passeatas.