Forma O E Pr Tica De Educador
A formação e a pratica do educador são dos elos que devem estar bem articulados pois são duas partes indispensáveis a vida do profissional da educação. São dois temas discutidos por alunos, professores, comunidades e governos. Isso porque a qualidade dessa formação e pratica determinará a qualidade de ensino ofertado pela escola. Ela é a responsável por preparar o cidadão para o trabalho e para vida em sociedade.
Teoria e pratica fazem parte da formação educacional. Toda pratica está sustentada por uma Teoria. A ação por mais simples que seja não tem como acontecer sem um mínimo de teoria. O professor precisa refletir e refazer a sua prática sempre que for necessário. Mudando a pratica, a teoria também passará por mudanças, porque toda a pratica é antecedida por uma teoria.
A pratica do educador requer criatividade isso porque as relações sócias suscitam desafios aos professores. Rotando o professor precisa de uma boa formação para que tenha uma pratica reflexiva e observe, registre, analise, estude, planeje e avalie a própria pratica.
Muitos alunos na educação superior tem o interesse apenas pelo diploma de graduação e acabam por esquecer que o papel do educador exige uma responsabilidade ímpar; mudar a sociedade através da educação. O eja é uma metodologia muito importante, pois abre um espaço aos trabalhadores que procuram se qualificar para o mercado de trabalho. O que tentamos demostrar é que o jovem e o adulto são seres humanos, trabalhadores que vivem as contradições do atual modo de produção capitalista; que possuem vasta experiência de vida.
Resta aos profissionais da educação e aos educadores o engajamento numa concepção de educação que valorize o aluno como ser humano, como ser que aprende com e que ensina com, produzido pelas relações sociais de produção e também produtor de novas relações sócias mediante a análise crítica da prática social, própria e coletiva.
O educador necessita estar em constante processo de