Forma O Do Psicologo
“…Formação do Psicólogo sempre esteve presente, mesmo porque, devido ao fato dos conselhos Federal e Regionais terem a responsabilidade de orientar e fiscalizar a profissão, objetivando uma oferta de serviços de qualidade à população, terem a responsabilidade de zelar pela Psicologia como Ciência e Profissão, inevitavelmente teríamos que nos colocar em interface com as Instituições que, de forma mais especifica, tem a tarefa de preparar academicamente estes profissionais….” (CFP, 1992, p. VII).
Segundo CARVALHO (1986) nos últimos anos, a preocupação com a formação e atuação do psicólogo em nosso meio tem se manifestado em diversos níveis, dentre estes, as propostas e debates sobre os cursos, pesquisas sobre atuação profissional, a ação das entidades profissionais e a expansão das áreas de atuação.
Pesquisar uma profissão e/ou o desenvolvimento profissional, vem de origem e necessidade social, percorrendo seu caminho desde a escola até a aposentadoria, neste percurso “passando pela formação, pela educação permanente, pelo planejamento e concretização da carreira …” (WITTER e cols., 1992, p;182).
Conforme WITTER e cols., (1992) a formação e atuação do psicólogo no Brasil já foi muito estudada e continua a ser foco de estudos e pesquisas, de forma global ou de pontos específicos, como a área de atuação.
SOUZA e TRINDADE (1990) colocam que a adequação curricular tem sido pensada e discutida freqüentemente em dois níveis: interno, com a preocupação de se relacionar com as possibilidades de atendimento à comunidade e; no nível externo, que discuti-se a necessidade de um atendimento mais adequado à comunidade e as questões relativas às