Forma O De Fissuras
Variação dimensional dos materiais de construção ( dilatação ou contração) movimentos criam tensões que poderão provocar o aparecimento de fissuras.
Fissuras causadas por movimentações térmica
Movimentação térmica da laje de cobertura sobre Paredes. As principais movimentações diferenciadas , ocorrem em função de : mesmas variações de temperatura – materiais com diferentes coeficientes de dilatação térmica. As principais movimentações diferenciadas, ocorrem em função de : gradiente de temperatura ao longo de um mesmo componente gradiente entre a face exposta e a face protegida de uma laje de cobertura fadiga pela ação de ciclos alternados de carregamento – descarregamen. Movimentação térmica da laje de cobertura sobre paredes: Diferenças nos coeficientes de expansão térmica dos materiais construtivos desses componentes. Coeficiente de dilatação térmica linear do concreto é aproximadamente duas vezes maior que o das alvenarias de uso corrente.
Fissuras causadas por movimentações higroscópicas
Aumento da umidade produz uma expansão, já a diminuição da umidade provoca uma contração. Vínculos que impeçam ou restringem essas movimentações causam fissuras.
Trincas horizontais na alvenaria provenientes da expansão dos tijolos: o painel é solicitado à compressão na direção horizontal.
Fonte: Aluna da FARO/JN.
Fissuras causadas por atuação de sobrecargas
Fissuras por sobrecargas acontecem devido a concentração de carga e esforço na alvenaria. Carga pontual na alvenaria: Vigas de aço,concreto ou madeira apoiadas perpendicularmente ao plano da parede: Prever coxim de concreto para dispersão da carga.
Fonte: Aluna da FARO/JN.
Outro exemplo de fissuras por sobre peso é a ruptura localizada da alvenaria sob o ponto de aplicação da carga e propagação de fissuras a partir desse ponto.
Deformação estrutural
Configuração típica de fissuras em paredes com aberturas causadas pela deformação dos componentes estruturais. Assim como