Forma de viga em balanço
Este trabalho consiste em um estudo preliminar sobre uma viga em balanço, assim, como sua constituição, função, elaboração, dentro outros mecanismos. Também está incluso a elaboração de um molde de viga exemplar, utilizada na construção de uma edificação. Para a construção da viga foram utilizados materiais de madeira e prego, realizando a elaboração real do projeto.
1.2 VIGA EM BALANÇO:
As vigas são elementos estruturais tridimensionais, no qual seu comprimento é o que se destaca em relação a suas outras direções, sendo sua função receber cargas transmitidas pelas lajes. Assim a transmissão dessa carga deverá ser suportada por outra estrutura que são os pilares. Contudo, os dois tipos de esforços predominantes na viga são: o momento fletor e a força cortante.
São utilizados nas construções três tipos de vigas, sendo elas: as normais, as semi-invertidas e as invertidas. As vigas normais são aquelas cuja localidade está totalmente abaixo da laje. Já as invertidas ou semi-invertidas estão parcialmente ou totalmente em cima da laje. Normalmente as vigas estão apoiadas em pilares, contudo, aquelas que dão continuidade do pilar com apenas um ponto de apoio, são consideradas vigas em balanço.
Nas vigas iremos encontrar duas nomenclaturas básicas para denominar as distâncias dos vãos. Os vãos livres são denominados distância entre as faces dos apoios. E os vãos efetivos é a distância entre os eixos dos apoios. Entretanto, nas vigas em balanço vão livre é a distância entre a extremidade livre e a face externa do apoio.
A escolha da viga deverá ser feita de acordo com o tipo de função que ela irá estabelecer, ou seja, estrutura, distância, carga, dentre outros mecanismo. Assim elas podem ser utilizadas sobre paredes ou para vencer vãos. No caso da viga em balanço, iremos considerar a viga utilizada para vencer vãos, pois são apoiadas em uma laje no qual não são encontradas paredes embaixo, devendo estas ser feitas com fôrmas de madeira.