Forma da terra
Forma da terra, superfícies de referência e sistemas de coordenadas referência Professora: Evanizis Dias Frizzera Castilho
CARTOGRAFIA
CONCEITO
Conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise de documentação, se voltam para a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ambientes físicos e sócioeconômicos, bem como a sua utilização.
Em outras palavras:
Cartografia é a ciência que trata da concepção, difusão, utilização e estudos de mapas. No sentido etimológico da palavra, temos:
Cartografia (do idioma grego chartis = cartas, mapa e grafhein = descrever):
Descrição de cartas e/ou mapas.
TOPOGRAFIA
CONCEITO
É a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a situação e a localização deles que podem ficar em qualquer área.
No sentido etimológico da palavra, temos:
Topografia (do idioma grego topos = lugar, região, e grafhein = descrever): Descrição de um lugar e/ou região.
FORMA DA TERRA
geóide
PROCESSO CARTOGRÁFICO
Seleção de uma superfície de referência
Terra
esfera mapa elipsóide
Redução de escala
Coordenadas
cartográficas
Coordenadas geográficas Sistema de projeção do esferóide para o plano
FORMA DA TERRA
SUPERFÍCIES DE REFERÊNCIA
A forma de nosso planeta (formato e suas dimensões) é um tema que vem sendo pesquisado ao longo dos anos em várias partes do mundo.
Pitágoras em 528 A.C. introduziu o conceito de forma esférica para o planeta.
Em seguida, sucessivas teorias foram desenvolvidas até alcançarmos o conceito que é hoje bem aceito no meio científico internacional.
Devido às irregularidades da superfície terrestre, utilizam-se modelos (representação matemática) para a sua representação, mais simples, regulares e geométricos e que mais se aproximam da forma real para efetuar os cálculos.
Modelos