A FORMA O DO PLANETA TERRA
ESTIMA-SE QUE O PLANETA TERRA TENHA SE FORMADO HÁ CERCA DE 4 BILHÕES DE ANOS, PROPICIANDO UM AMBIENTE QUE ORIGINOU VIDA NA FORMA DE MOLÉCULAS AUTO-REPLICADORAS HÁ CERCA DE 1 BILHÃO DE ANOS.
ESTAS ULTIMAS, DEPOIS, TRANSFORMADAS EM ORGANISMOS MULTICELULARES E FORMAS DE VIDA MAIS COMPLEXAS COMO PLANTAS E ANIMAIS NA CHAMADA EXPANSÃO CAMBRIANA HÁ 530 MILHÕES DE ANOS.
ACOMPANHANDO A EVOLUÇÃO DO PLANETA E DA VIDA, EXISTEM TEORIAS QUE DEFENDEM A HIPÓTESE DE QUE A TERRA TERIA PASSADO POR CINCO EXTINÇÕES EM MASSA, A ÚLTIMA OCORRIDA HÁ 65 MILHÕES DE ANOS, RESPONSÁVEL PELA EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS DEVIDO AO IMPACTO DE UM ASTERÓIDE.
NO INÍCIO DA FORMAÇÃO DO PLANETA OS CONTINENTES ESTARIAM UNIDOS EM UMA ÚNICA MASSA DE TERRA, CHAMADA PANGEIA (DO GREGO PAN = INTEIRO + GEA QUE VEM DE GAIA), CERCADA POR UM ÚNICO OCEANO, NOMEADO PANTALASSA (DO GREGO PAN + TALASSO = MAR).
ESTA MASSA TERIA COMEÇADO A SE AFASTAR HÁ CERCA DE 200 MILHÕES DE ANOS, DEVIDO AO EFEITO DAS PLACAS TECTÔNICAS, BLOCOS DA SUPERFÍCIE DA CROSTA TERRESTRE, QUE SE MOVIMENTAM CONFORME A PRESSÃO INTERNA DO PLANETA, CAUSANDO TERREMOTOS E ERUPÇÕES VULCÂNICAS. A LIBERAÇÃO DE VAPOR DE ÁGUA PELOS VULCÕES FOI RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DA ATMOSFERA TERRESTRE.
A PRIMEIRA ATMOSFERA ERA COMPOSTA, PRINCIPALMENTE, POR HÉLIO E HIDROGÊNIO, QUANDO O CALOR PROVINHA DA CROSTA EM FORMA DE PLASMA.
HÁ 3 BILHÕES DE ANOS A SUPERFÍCIE DO PLANETA ESFRIOU, FORMANDO UMA CROSTA ENDURECIDA REPLETA DE VULCÕES QUE LIBERARAM VAPOR DE ÁGUA, DIÓXIO DE CARBONO E AMONÍACO.
ESTE AMBIENTE CRIOU A SEGUNDA ATMOSFERA, COMPOSTA, SOBRETUDO, POR DIÓXIO DE CARBONO, VAPOR DE ÁGUA, AMÔNIA, METANO E ÓXIDOS DE ENXOFRE.
ESTE COMPONENTES GERARAM UM EFEITO ESTUFA QUE IMPEDIU A TERRA DE ESFRIAR DURANTE 2 BILHÕES DE ANOS.
POSTERIORMENTE, O VAPOR DE ÁGUA CONDENSOU FORMANDO CHUVAS QUE COMPUSERAM OS OCEANOS, DISSOLVENDO O DIÓXIO DE CARBONO, TRANSFORMADO EM COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS E ROCHAS SEDIMENTARES.
FOI SOMENTE ENTÃO QUE SURGIU A TERCEIRA