forma ao geral
Os problemas abordados no artigo foram ( Queda na rentabilidade da cultura havendo a necessidade de se adequar as técnicas de cultivo visando a redução nos custos de produção e das perdas ocorridas no período de pós colheita e das perdas ocorridas no período de pós colheita e na utilização de tratamento pré ou pós colheita.
O objetivo do trabalho foi a utilização de tratamento pré ou pós colheita com cálcio CaCl e ANA visando a redução da degrana da uva. A coleta de informações foram selecionar vinhedos representativos e com bom nível tecnológico nos municípios de Louveira e de Jales.
A analise dos dados foram Após a colheita, os cachos de cada unidade experimental foram separados em su-bamostras de três cachos, utilizadas na determinação das variáveis físico-químicas. As análises foram realizadas no dia da colheita dos cachos e após o período de armazenamento, sob condição ambiente (25±2°C/70±5% UR), por cinco dias, ou sob refrigeração (1±1°C/85±5% UR), onde permaneceram por 21 dias, sendo em seguida transferidos para condição ambiente, por mais cinco dias. Após esses períodos, determinou-se a porcentagem de degrana, a incidência de podridões, o teor de sólidos solúveis.
Os resultados obtidos no experimento realizado permitiram confirmar os efeitos positivos da utilização do ANA na redução das perdas por degrana e podridões em uva ‘Niagara Rosada’.
A conclusão do trabalho foi que O ácido naftalenoacético é eficiente na redução da degrana e da incidência de podridões em uva ‘Niagara Rosada’, principalmente após acondicionamento dos mesmos sob condição ambiente, sendo a concentração de 150 mg.L-1 a mais efetiva. Os tratamentos promoveram poucas alterações nos teores de sólidos solúveis, pH e acidez titulável.
2)
a) Pesquisa aplicada.
b) Pesquisa quantitativa.
c) Pesquisa explicativa.
d) Pesquisa bibliográfica e pesquisa experimental.
e) Bibliográfica e campo.