Forjamento
1. História do Forjamento ......................................................................... 3
2. Processo de Forjamento ...................................................................... 3
3. Conclusão ............................................................................................ 5
4. Bibliografia............................................................................................ 6
1. História do Forjamento
O forjamento é o mais antigo processo de conformar metais, tendo suas origens no trabalho dos ferreiros no Egito e na Ásia por volta de 4000 a.C. Ferro e bronze fundidos foram forjados por esses homens da antigüidade para produzir ferramentas manuais, instrumentos e armas grosseiras, como facas, adagas e lanças. A substituição do braço do ferreiro ocorreu nas primeiras etapas da Revolução Industrial.
2. Processo de Forjamento
Forjamento é o nome genérico de operações de conformação mecânica efetuadas com esforço de compressão sobre um material dúctil, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho.
De um modo geral, todos os materiais conformáveis podem ser forjados. Os mais utilizados para a produção de peças forjadas são os aços, ligas de alumínio, de cobre, de magnésio, de níquel e de titânio.
O material de partida é geralmente fundido ou laminado (condição esta que é preferível, por apresentar uma microestrutura mais homogênea).
O forjamento a quente ocorre a uma temperatura acima da temperatura de recristalização do material. Na etapa de conformação final, ocorre a formação de rebarba, devido ao excesso de material.
No forjamento a frio consiste em um amassamento de um corpo rígido, que é levado a uma forma desejada pelo deslocamento relativo das partículas do material sólido. O volume do material que participa da conformação permanece inalterado, portanto não há perda de material.
A fixação da