Forense
A incidência de obesidade vem aumentando de forma assustadora em todo o mundo, tanto em adultos como em crianças. Entre as explicações para este avanço estão às mudanças no estilo de vida e nos hábitos alimentares, em que se observa cada vez mais a procura pelos fast foods, assim como o incremento do consumo de alimentos industrializados ricos em colesterol e gorduras saturadas. No entanto, definir o conceito de “vida saudável” não é uma tarefa fácil. Em linhas gerais, para se alcançar este ideal de saúde é preciso combinar alimentação equilibrada com atividade física frequente.
Relação entre saúde e alimento
O alimento é a condição única e essencial para a manutenção da vida. Sem uma alimentação em quantidade e variedade adequadas o organismo não se desenvolve corretamente e nem dispõe de resistências (reservas nutricionais) para lutar ativamente contra doenças, conseqüentemente, além de contribuir para a morte e o envelhecimento precoce, também é a causa de um viver muito deficiente, sem saúde
Também há pessoas que comem demais, mas de modo incorreto e pouco variado. Elas podem ser obesas e, no entanto, padecerem de doenças relacionadas às carências nutritivas - a exemplo das descalcificações, gengivites, além de problemas dentários, na pele ou no ciclo menstrual, apresentarem maior susceptibilidade às infecções e sofrerem de hipertensão, arteriosclerose e diabetes. O importante é sempre ter em mente as dicas abaixo:
- Comer bem não é comer muito;
- Varie amplamente os alimentos, de tal maneira que o organismo receba todos os nutrientes de que necessita;
- Mantenha-se na margem do peso ideal para seu biótipo;
- Busque a sensação de bem estar físico, intelectual e emocional; e
- Não cometa repetidamente erros alimentares perigosos por excesso e desequilíbrio.
Alimentação adequada: explicação clara e precisa
Na dieta adequada não existem restrições alimentares: ela é composta de alimentos variados e deve suprir todas as