Fordismo
Henry Ford, nascido 30 de julho de 1863, foi o primeiro de William e Mary Ford seis filhos. Ele cresceu em uma fazenda próspera família no que é hoje Dearborn, Michigan. Henry teve uma infância típica do século rural XIX, passar dias em uma escola de uma sala e fazer as tarefas agrícolas. Em uma tenra idade, ele mostrou um interesse em coisas mecânicas e uma antipatia para o trabalho agrícola.
Em 1879, 16 anos de idade, a Ford saiu de casa para a vizinha cidade de Detroit, para trabalhar como aprendiz de mecânico, embora ele ocasionalmente voltar para ajudar na fazenda. Ele permaneceu um aprendiz por três anos e depois voltou para Dearborn. Durante os próximos anos, Henry dividiu seu tempo entre operar ou consertar motores a vapor, encontrando trabalho ocasional em uma fábrica de Detroit, e sobre transportando implementos agrícolas de seu pai, bem como dar uma mão relutante com o trabalho de outra fazenda. Após seu casamento com Clara Bryant, em 1888, Henry se sustentava e sua esposa, executando uma serraria.
Fordismo
Fordismo Henry Ford foi o primeiro a pôr em prática, na sua empresa “Ford Motor Company”, o taylorismo. Posteriormente, ele inovou com o processo do fordismo, que, absorveu aspectos do taylorismo. Consistia em organizar a linha de montagem de cada fábrica para produzir mais, controlando melhor as fontes de matérias-primas e de energia, os transportes, a formação da mão-de-obra.
Princípios do Fordismo
• Intensificação: Diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.
• Economia: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação.
• Produtividade: Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção.
Sistema Fordismo
É o Sistema de organização industrial criado por Henry Ford, em que a