Fordismo
Sistema de produção, criado pelo empresário norteamericano Henry Ford, sistema criado em 1914 para sua indústria de automóveis, projetando um sistema baseado numa linha de montagem.
Fordismo
Tem como principal característica “ produção em massa”. •desenvolvimento da mecanização através de equipamentos altamente especializados; produção.
Fordismo
Objetivo do sistema: Redução dos custos de produção e assim baratear o produto.
Fordismo
Mão de obra: Não necessitava de capacitação do trabalhador. Cada trabalhador exercia uma pequena tarefa dentro de sua de produção.
Fordismo
Para os trabalhadores : Baixa qualificação Profissional Baixos salários
Linha de montagem, criada por Henry Ford (1863 – 1947)
Os principios da montagem
Trabalhadores e ferramentas devem ser dispostos na ordem
natural da operação de modo que cada componente tenha a menor distância possível a percorrer da primeira à última fase. Empregar planos inclinados ou aparelhos concebidos de modo que o operário sempre ponha no mesmo lugar a peça que terminou de trabalhar, indo ela ter à mão do operário imediato por força do seu próprio peso sempre que isso for possível. Usar uma rede de deslizadeiras por meio das quais as peças a montar se distribuam a distâncias convenientes.
Crise do Fordismo
Estratégias ultrapassadas, fortemente influenciadas pelos
princípios da produção em massa e por um arraigado paroquialismo; Tendência a uma ênfase exagerada nos aspectos de curto prazo, em prejuízo do longo prazo; Fragilidade tecnológica no que diz respeito ao desenvolvimento de produtos e processos; Negligência com os recursos humanos, principalmente no que diz respeito ao chão de fábrica; v) falhas generalizadas na cooperação, tanto interna quanto externa, vertical e horizontalmente (Castro et al., 1996:259)
Crise do Fordismo
Declínio do fordismo
Na década de 1980, o fordismo entrou em declínio com o
surgimento de um novo sistema de produção mais eficiente. O