Fordismo
O Fordismo é um método de produção caracterizado pela produção em série, idealizado pelo empresário Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, tal método veio sendo como um aperfeiçoamento do taylorismo através da introdução da esteira na linha de montagem, aperfeiçoamento dos princípios e meios de organização do taylorismo.
Fordismo
Origem.
É um modelo de produção em massa idealizado pelo empresário estaduniense Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company, esse modelo revolucionou a indústria automobilística a partir de 1914, quando introduziu a primeira linha de montagem automatizada. Ford utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor desenvolveu outras técnicas avançadas para a época.
Principal característica.
Uma das principais características do Fordismo foi o aperfeiçoamento da linha de montagem. Os veículos eram montados em esteiras rolantes que movimentavam-se enquanto o operário ficava praticamente parado, realizando uma pequena etapa de produção , desta forma não era necessária que nenhuma qualificação dos trabalhadores . Outra característica é a de que o trabalho é entregue ao operário, em vez desse ir buscá-lo fazendo assim a analogia à eliminação do movimento inútil.
Princípios básicos de Ford:
• Princípio de intensificação: Diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.
• Princípio de economicidade: Conseguiu que o automóvel fosse pago à sua empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima adquirida e dos salários. A velocidade de produção deve ser rápida.
• Princípio da produtividade: aumentar a capacidade de produção do operário no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais em um mesmo período de tempo, e a empresa tem maior produção.
Ciclo da Prosperidade
O método Fordista exigia vultosos investimentos e grandes