Ford
Administração
Cassia Rodrigues
Produção Textual Interdiscipinar individual
londrina
2013
A Inflação;Quando falamos sobre a inflação no Brasil, referimo-nos maioritariamente à inflação baseada no índice de preços ao consumidor, ou seja IPC. O IPC brasileira reflecte a evolução dos preços de um pacote de produtos e serviços padrão que as famílias na Brasil adquirem para consumo. Para determinar a inflação, compara-se percentualmente o nível IPC de um determinado período em relação ao nível do período anterior. Havendo uma descida dos preços estamos então perante a deflação (inflação negativa).
A verdade: Super-inflação é acobertada pelo governo e pela mídia!
NÃO É O DÓLAR QUE ESTÁ EM ALTA.
É O REAL QUE ESTÁ DESPENCANDO, e o governo nega que isso esteja acontecendo.
Ao invés de ficar mostrando a cotação do Dólar, como faz a mídia de massa, vamos fazer o procedimento inverso.
Ver quanto custa o Real para qualquer estrangeiro comprar, e ver a evolução disto, nos últimos 3 meses.
Comparação dos últimos 3 meses, das cotações:
Real em Dólar Americano
Real em Libra Esterlina
Real em Euro
Real em Franco Suíço
Real em Yen Japonês
Real em Dólar Canadense
O presidente do BC, Alexandre Tombini, afirmou que a inflação teria queda neste ano frente ao patamar registrado em 2012 (5,84%) e no ano de 2014. Embora ainda continue acreditando na desaceleração da inflação neste ano, o mercado prevê, entretanto, crescimento da inflação em 2014 – último do mandato da presidenteDilmaRousseff.
Taxa de juro; As taxas de juros elevadas no Brasil não são apenas o resultado da política monetária. Refletem também ineficiências e desfuncionalidades que persistem há anos no sistema financeiro brasileiro que se materializam em spreads elevados. Aqui, é necessário avançar na agenda microeconômica a redução do custo do capital e do spread bancário