Ford O Home E A Maquina
Curso de Administração 2º Semestre
Teoria Geral da Administração
“Ford: O homem e a máquina”
Acadêmicos:
Shaione Katiúscia Zamo
Orientador (a):
Marcos Rogério Rodrigues
Santa Rosa, 17 de Março de 2015.
Há muito tempo Henry Ford e o modelo T são símbolos da moderna era industrial. Nascido e criado numa fazenda no estado de Michigan, Ford era fascinado por equipamentos mecânicos e tinha grandes habilidade em consertar e melhorar qualquer máquina. Ford revolucionou a história mundial criando carros a partir da máquina a vapor, e sua contribuição deu a todos acessos a seus veículos a preços acessíveis.
Henry Ford desenvolveu seu primeiro veículo no galpão de sua casa e daí por diante passou a desenvolver vários carros levando o seu nome. Em 1903, ele fundou a Ford Motor Company, e por volta de 1908 o primeiro modelo “T” foi fabricado. Os automóveis eram símbolo de status e fortuna, quase uma exclusividade para os ricos, mas Ford modificou isso, o modelo T seria feito para as massas, que virtualmente qualquer pessoa poderia comprar. Ele entendia que a única forma de fabricar um carro assim era produzir em grande quantidade e a baixo custo.
Ford concentrou seus esforços em sua fábrica na eficiência, mecanizando sempre que possível e dividindo as tarefas em seus menores componentes. Um trabalhador faria a mesma tarefa sempre, produzindo não uma peça inteira, mas apenas uma das operações necessárias à produção do todo. A peça incompleta seria então passada a outro trabalhador, que contribuiria com a operação seguinte. Ford conseguiu atingir uma eficiência notável. Embora o primeiro modelo T tenha levado mais de 12 horas e meia para ser produzido, apenas 12 anos mais tarde, a Ford produzia um Modelo T por minuto. No auge da sua popularidade, um Modelo T saía das linhas de montagem da Ford a cada 5 segundos.
Entretanto, a mecanização da fábrica teve alguns efeitos adversos. Quanto mais Ford pressionava seus