fontes primarias e secundarias de energia
&
Fontes secundárias de Energia
Alunos:
1. Dayane Carvalho
2. Suellem Machado
3. Maria Mayara Amorim
4. Evandro Gomes
5. Marcos Dantas
Recursos Energéticos
Fontes primárias e secundárias de Energia
O que é a Energia?
O que se entende por “fonte de energia”? Resumindo, “fonte de energia” é a origem da energia, a qual é um recurso natural que pode fornecer ao Homem determinado tipo de energia e sua substância transformadora. A natureza, em certas circunstâncias, pode fornecer recursos naturais que dão origem a um determinado tipo de energia, nomeadamente energia mecânica, eléctrica, térmica ou química. As fontes de energia são um dos elementos importantes e indispensáveis à nossa vida quotidiana e ao desenvolvimento económico, para além de serem extremamente importantes para a melhoria da qualidade de vida. As fontes de energia podem classificar-se em primárias e secundárias, consoante a sua origem.
Evolução das Fontes de Energia
As primeiras formas de fonte de energia que o homem utilizou: esforço muscular (homem e animais domesticados, como o cavalo, o boi e outros) a energia eólica e hidráulica.
Revolução Industrial: a partir da segunda metade do século XVIII e no início do século XIX, surgem as modernas máquinas, inicialmente movidas a vapor, e hoje, através de três meios principais:
Queima de Carvão e petróleo (Usinas termoelétricas);
Forças das águas (Usinas hidroelétricas);
Fissão e fusão nuclear (Usinas nucleares).
Fontes Primárias de Energia A fonte de energia primária, também conhecida por fonte de energia natural, é uma fonte de energia que existe em forma natural na natureza e pode gerar energia de forma directa, destas destacam-se o carvão mineral, o petróleo e o gás natural, a energia hídrica, solar e eólica, de biomassa, oceânica e geotérmica. As fontes de energia podem classificar-se em renováveis e não renováveis. As fontes de