trabalhos prontos
A MATRIZ ENERGÉTICA DO BRASIL:
A usina termoelétrica é uma instalação industrial que produz energia a partir do calor gerado pela queima de combustíveis fósseis (como carvão mineral, óleo, gás, entre outros) ou por outras fontes de calor (como a fissão nuclear, em usinas nucleares).Em função do grande potencial hídrico, o Brasil utiliza a energia termoelétrica de forma estratégica. Esse uso ocorre quando há diminuição de água, provocada pela carência de chuvas, nas represas que abastecem as usinas hidrelétricas. Existem em nosso país cerca de 50 usinas termoelétricas, espalhadas por vários estados. Todas estas usinas em funcionamento podem gerar cerca de 15 mil MW de energia (Megawatts), correspondendo a 7,5% de participação no sistema elétrico nacional.
Energia primária: fontes fornecidas pela natureza em sua forma direta (petróleo, gás natural, carvão mineral, energia hidráulica, lenha, etc.).
- Energia secundária: energia transformada a partir das fontes primárias, nos centros de transformação. Alguns exemplos são: óleo diesel, gasolina, coque de carvão, eletricidade, etc.
- Centros de Transformação: locais onde parte da energia primária é convertida em energia secundária (refinarias de petróleo, usinas de gás natural, coqueiras, usinas hidrelétricas, etc.)
Parcela na energia primária é consumida nos centros de transformação. Outra parcela é consumida diretamente nos mais diversos setores, sendo esse consumo designado por consumo final. Como exemplos, pode-se citar o consumo de lenhas em fogões e o de carvão em caldeiras.
A energia secundária também pode ser subdividida em relação à sua utilização: a maior parte é destinada ao consumo final, e a outra parte é utilizada pelos centros de transformação, onde é convertida em outras formas de energia secundária, por exemplo, o óleo combustível em eletricidade, e a nafta em gás canalizado.Assim sendo, pode-se definir a soma da energia transformada com a energia de consumo final como o