Energia fontes e formas
A energia é um dos conceitos centrais da física, porem é um dos mais abstratos. É extremamente difícil definir energia com tudo podemos perceber seu efeito.
Uma criança que corre sem parar traz ao nosso intuitivo a idéia de que a criança esta cheia de energia.
A destruição causada pela batida de um carro em um muro é bem menor do que a causada por um ônibus que choque com esse mesmo muro e que estivesse a mesma velocidade. Pois o ônibus tem mais energia que o carro.
Ao comprar uma barra de chocolate vemos nas informações nutricionais as calorias que receberei daquela barra, isto é, a quantidade de energia que ganharei ao comê-la.
Nesses exemplos vemos que uma das principais conseqüências da energia é produzir movimento observamos que ate a própria matéria, algo que diferente da energia é tão concreto, pode ser entendido como uma cápsula de energia.
Uma das principais propriedades da matéria é sua capacidade de se conservar, no universo a quantidade total de energia é constante, ou seja, a energia não pode ser criada ou destruída ela apenas se transforma em outro tipo de energia.
Fontes de Energia
É tudo aquilo que pode nos prover energia, ou seja, a capacidade de por ou modificar o movimento e ou modificar a matéria.
A fonte de energia pode ser classificada em:
Primária São as fontes que podem ser usadas diretamente na figura abaixo o sol seria fonte primária para as plantas e secundária para nos se levarmos e em conta a cadeia alimentar.
Secundárias São as fontes que precisam ser processadas para poderem ser usadas, ou seja, precisam de outra fonte antes de serem usadas. Não podem ser usadas diretamente.
Tabela 1: Fontes primárias e secundárias em uma matriz energética.
Fontes primárias Fontes secundárias
Petróleo Gasolina
Energia nuclear Álcool
Vento Gás natural
Energia hídrica Carvão mineral
Energia das marés Bio diesel
Biomassa Querosene
Renováveis Têm a