Fontes Geradoras
Fontes Geradoras de Energia
[Digite o subtítulo do documento]
Paula Fernanda Dalprá
- Introdução
A energia elétrica é uma das formas mais utilizadas no mundo. Ela é gerada principalmente por usinas hidrelétricas, usando o potencial energético da água. Porém ela pode ser produzida também em usinas eólicas, termoelétricas, solares, nucleares entre outras. A energia elétrica, depende de uma eficiente rede elétrica composta por fios e torres de transmissão para poder finalmente chegar ao consumidor final. Ela é de suma importância para o desenvolvimento das sociedades atuais. Ela pode ser convertida para gerar luz, força para movimentar motores e fazer funcionar diversos produtos eletroeletrônicos na qual possuímos em casa, como o computador, forno micro-ondas, chuveiro, ferro de passar, etc. A energia elétrica gerada através da água, sol e vento é considerada uma forma de energia limpa, pois elas apresentam um baixo índice de produção de poluentes em todas as suas fases de produção, distribuição e consumo. Uma usina elétrica pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica.
1. Hidráulica
O fluxo das águas é o combustível da geração de eletricidade a partir da fonte hidráulica. Para aproveitar a queda d’água de um rio, por exemplo, estuda-se o melhor local para a construção de uma usina, levando-se em conta o projeto de engenharia, os impactos ambientais, sociais e econômicos na região.
As obras de uma hidrelétrica incluem o desvio do curso do rio e a formação do reservatório. As turbinas são movidas através da agua do rio, essas turbinas são ligadas a geradores, assim possibilitando a conversão da energia mecânica em elétrica.
A água é o recurso natural mais abundante do planeta. Estima-se que o potencial hidráulico do Brasil seja da ordem de 260 GW – segundo dados do Atlas de Energia Elétrica do Brasil, Aneel, 2008.
A potência instalada