Fontes De Financiamentos Novos Empreendimentos Neg Cios
Introdução
Dependendo das características do empreendimento, é possível buscar alternativas distintas para financiá-lo. Geralmente, as principais categorias são:
1. Empresas novas que atuam em setores tradicional da economia sem trazer inovações (comércio ou serviços): geralmente, o caminho é o financiamento próprio ou a obtenção de empréstimo com parentes e amigos (baixo investimento inicial) ou com bancos (investimento inicial maior)
2. Empresas novas que atuam em setores tradicional da economia sem trazer inovações (comércio ou serviços) mas com baixo investimento inicial: neste caso, uma agência de microcrédito pode ser a melhor alternativa.
3. Empresas que desenvolvem processos, produtos ou serviços inovadores com um potencial real de crescimento: o recurso financeiro neste caso chega com investidores “anjo” e capitalistas de risco que tornam-se sócios do empreendimento. Eles contribuem com recursos financeiros e apoio gerencial. a finalidade deste tipo de investidor é o crescimento da empresa e por isso podem buscar outros financiamentos pela sua expansão.
A diferencia entre os três tipos de financiamentos mencionados acima é substancial. Nos primeiro dois casos, o ideados do empreendimento geralmente consegue manter o controle do empreendimento. O desafio principal neste caso é de evoluir o empréstimo no prazo estabelecido e ter todos os recursos humanos necessários para garantir a sustentabilidade e, eventualmente, o crescimento econômico do mesmo. No terceiro caso, os investidores esternos podem gradualmente tomar controle do empreendimento mas a vantagem é que podem fornecer os recursos humanos e econômicos necessários para acelerar o crescimento e garantir a sustentabilidade da