Fontes de energia
No planeta, são encontrados diversos tipos de fontes energéticas. A matriz energética mundial é baseada no consumo de fontes de energia não renováveis; porém, com o aquecimento global no Brasil e no mundo, a mudança na característica energética deve ser feita. Fontes alternativas estão sendo implantadas e procuradas a fim de renovar a matriz energética. As fontes energéticas podem ser classificadas de duas formas:
- Fontes renováveis
Recurso que não é limitado e nessa categoria são destacados os biocombustíveis, hidrelétricas, energia solar, eólica e outras. Apesar disso, essas fontes energéticas podem causar impactos ao meio ambiente.
-Fontes não renováveis
Recurso natural que não se renova e que pode acabar e o esgotamento de cada um deles pode ser em pequeno ou a longo prazo. Seus principais representantes são o petróleo, carvão, urânio e outros. Geralmente produzem gases poluentes que podem ser provenientes de veículos, oleodutos, vazamento em navios, dentre outros.
Fontes primárias de energia são aquelas que ocorrem da natureza como os combustíveis fósseis, água, vento e radiação solar. Já as fontes secundárias são obtidas a partir das fontes primárias, por exemplo: do petróleo é retirada a gasolina e o gasóleo.
Energia Hidrelétrica
É uma forma de obter energia por meio do potencial hidráulico de um rio, sendo que é necessária a construção de usinas com elevado nível de água. A água passa pelas tubulações da usina com bastante força e velocidade e movimentam as turbinas. No processo, a energia potencial ( energia da água) se transforma em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas já estão ligadas a um gerador, que transforma a energia mecânica em energia elétrica.
Turbinas: energia que pode ser fornecida por unidade de tempo.
Gerador: um dispositivo que utiliza a indução eletromagnética (Veja informações sobre eletromagnetismo). É uma espira em forma de retângulo que fica imersa em um campo