Fontes de Energia
Fontes de energia.
Problema abordado:
Como minimizar a poluição e os impactos ambientais com a utilização de novas fontes de energia?
Justificativa
Se analisarmos a evolução histórica da humanidade, veremos que as fontes de energia usadas são determinadas basicamente pelo grau de desenvolvimento cultural e tecnológico das sociedades. Podemos dizer que há uma relação direta entre o nível de evolução de uma sociedade e as fontes de energia empregadas. Nos primórdios de sua história o homem utilizava a energia dos próprios músculos. Com o decorrer do tempo passou a usar também outras fontes de energia, tais como a força animal, fogo, água e o vento.
A partir do século XVIII, com a Revolução Industrial, o homem passou a utilizar as chamadas fontes de energia modernas, de rendimento mais elevado (carvão mineral, petróleo, gás natural, hidroeletricidade, energia atômica ou nuclear), que, juntas, respondem por cerca de 95% de toda energia utilizada no mundo. O uso indiscriminado e incorreto dessas fontes de energia tem colaborado de forma significativa no aumento da poluição em todo planeta, tornando necessário refletir sobre os hábitos da população, bem como, a busca por novas alternativas de fontes de energia menos poluentes.
Objetivo geral:
Analisar a evolução das fontes de energia e identificar o impacto de seu uso no meio ambiente e no cotidiano da população.
Objetivos específicos:
- Caracterizar energia e as fontes de energia modernas;
- Relacionar as fontes de energia usadas com o grau de desenvolvimento tecnológico das sociedades;
- Reconhecer as desigualdades mundiais no consumo e na produção de energia;
- Identificar a produção das diversas fontes de energia e o seu impacto sobre o meio ambiente;
- Classificar as fontes de energia alternativas e reconhecer a importância do seu desenvolvimento e utilização;
- Compreender a necessidade de mudança no estilo de vida, principalmente os relacionados ao consumo.
Referências
Coelho, Marcos