Fontes de energia
Desde os primórdios a espécie humana vem aproveitando a energia eólica, onde o movimento do ar causado pelo calor e a origem do vento através de vórtices. O movimento verde tem sido defensor dessa fonte de energia por ser constante limpa e renovável. Até o momento a energia eólica como um sistema integral está nos estágios iniciais de desenvolvimento; temos muito que aprender sobre essa energia, sobretudo sobre o armazenamento da energia produzida quando o vento sopra. Estações eólicas no mar soam bem, pois o vento lá é mais poderoso e confiável do que em terra firme. Infelizmente o custo de manutenção é bem maior que as turbinas em terra firme.
Os entusiastas às vezes alegam que toda a nossa eletricidade poderia advir do vento. Certamente muitos deles não calcularam o numero de turbinas necessárias. Sendo assim, de forma alguma, essa energia é eficiente e econômica.
ENERGIA DAS ONDAS E MARÉS Faz uso da energia gravitacional armazenada do sistema da Terra, Lua e Sol. A consequência é o declínio final da órbita da Lua pela atração irregular da gravidade. Existem vários sistemas experimentais: alguns aproveitam o movimento das ondas, outros, as marés, e ainda outros, as correntes que fluem no mar em consequência das marés. Não devemos esperar que mesmo o mais promissor desses sistemas forneça uma parte substancial de nossas necessidades de energia.
HIDROELETRICIDADE
É agora uma fonte de energia amadurecida e importante que em algumas nações satisfaz até metade das necessidades energéticas por meio da força hidráulica. Essa fonte de energia é uma das mais antigas e bem menos nociva que a queima de combustíveis fósseis.
BIOCOMBUSTÍVEIS
Consiste na queima de madeira ou resíduos agrícolas para obter energia sem ameaçar Gaia, mas o biocombustível, quando coletado em operação de larga escala, constitui uma ameaça, pois demandará uma área de terra ou oceano bem maior do que o planeta pode oferecer. Ele só é renovável enquanto não exerce nenhum