Fonte de Infecção relacionada ao Ambiente
Fonte de infecção relacionada ao ambiente
O ar, a água e a superfícies inanimadas verticais e horizontais fazem parte do meio ambiente de uma instituição de saúde. Particular-mente no hospital, o ambiente pode tornar-se foco de infecção hospitalar, embora estudos tenham demonstrado não ser esse o principal meio de transmissão. Os cuidados com o ambiente estão centrados principalmente nas ações de limpeza realizadas pelo Serviço de Higiene Hospitalar. Há uma estreita relação deste com o Serviço de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar, cabendo-lhe as seguintes incumbências: padronizar produtos a serem utilizados na limpeza; normatizar ou indicar o uso de germicidas para as áreas críticas ou para as demais, quando necessário; participar de treinamentos e dar orientação técnica à equipe de limpeza; participar da elaboração ou atualização de manuais a respeito do assunto.
Infecções Hospitalares
Para que a infecção hospitalar ocorra é necessário:
A existência de uma fonte de infecção, a transmissão do agente etiológico e a susceptibilidade do paciente à infecção.
Devido à freqüência de infecções hospitalares, todos os hospitais públicos e privados devem possuir um programa de controle de infecções.
O controle de infecções abrange vários aspectos:
Vigilância de doenças entre pacientes e a equipe médica, a determinação do número e dos tipos de microorganismos viáveis no ambiente hospitalar. Desta forma, as comissões de controles de infecção hospitalar (CCIH) e toda a equipe de funcionários devem propor medidas para solucionar os casos de infecção hospitalar e prevenir a ocorrência de novos casos. Os programas de controle de infecção bem-sucedidos requerem educação e cooperação de toda a equipe hospitalar.
Alguns Fatores Que Favorecem a Ocorrência das Infecções Hospitalares Infecção Fatores de Risco Agente Etiológico
Pneumonia Idade; gravidade da doença primária; cirurgia; Ventiladores; infecção