FONTE DE FINANCIMANETO
FACULDADE ATENAS MARANHENSE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
AFONSO CAMARA ALVES FILHO
TRABALHO DE GESTÃO FINANCEIRA
FONTES DE FINANCIAMENTO DE CAPITAL ABERTO
São Luís
2013
AFONSO CAMARA ALVES FILHO
TRABALHO DE GESTÃO FINANCEIRA
Professor (a) Kazuhiro Shiraishi
São Luis
2013
SUMÁRIO
01
INTRODUÇÃO
4
02
REFERENCIA TEORICA
5
03
FONTES DE FINACIAMENTO DE CAPIAL ABERTO
7
04
CONCLUSÃO
10
REFERENCIA
11
01 INTRODUÇÃO
Na nova economia, as empresas são diferenciadas baseando-se em seu conhecimento utilizado para fazer bem e rápido novos produtos e serviços, para obter assim vantagem competitiva. As organizações necessitam ser ágeis, inovadoras e adaptáveis às mudanças necessárias, para enfrentar a competitividade e identificar oportunidades em um ambiente instável e turbulento .
O acelerado desenvolvimento tecnológico reduz drasticamente o ciclo de vida dos produtos, forçando a rápida inovação e o eficiente desenvolvimento de produtos e serviços pelas empresas. Além disso, a crescente integração de diferentes tecnologias torna a inovação cada vez mais arriscada e com maior custo (MDIC, 2009).
Os princípios da administração financeira estabelecem o objetivo de maximizar riqueza dos acionistas (DAMODARAN, 2002). Ainda que Modigliani e Miller (1958) tenham a primazia no estudo da estrutura de capital, procurando provar sua irrelevância; no mercado não há consenso sobre a melhor forma de financiamento (capital próprio ou de terceiros); apenas corroborando-se a necessidade do retorno estar sempre acima dos custos do financiamento.
Poucos estudos focalizam o entendimento sobre as fontes de financiamento