economia brasileira
ECONOMIA BRASILEIRA
AULA 7 – Primeiro Choque do petróleo (1974/79)
1. Explique o funcionamento do mercado do petróleo durante o período posterior à Segunda Guerra Mundial e a criação da OPEP em 1960.
Esse período de pós Guerra (1945-1973) no mercado de petróleo pode ser caraterizado como um período de intenso crescimento, cerca de 7% ao ano, acompanhando o desenvolvimento dos países do ocidente. As vendas de combustíveis derivados do petróleo nos EUA na década de 50, apresentaram crescimento de mais de 42% em relação ao ano de 1945. A Europa também necessitou do aumento da produção de petróleo para a sua recuperação econômica no pós-guerra, que passou a ser extraído do Oriente Médio.
A criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) ocorreu na Conferência de Bagdá no dia 14 de setembro de 1960. Os primeiros países membros da OPEP foram: Iraque, Irã, Kuwait, Arábia Saudita e Venezuela, e posteriormente o Catar, a Indonésia, Líbia, Emirados Árabes Unidos, Argélia, Nigéria, Equador, Angola e Gabão se integraram.
A OPEP atua como cartel dos principais exportadores de petróleo, controlando o volume da produção, com o objetivo de alcançar os melhores preços do mercado mundial. Sua formação promove a valorização do petróleo e proporciona maior lucratividade para os países membros, que atualmente possuem aproximadamente 75% das reservas mundiais, abastaecendo 40% do mercado mundial.
2. Qual a relação entre o aumento dos preços do petróleo em 1973 e a Guerra do Yom Kippur, entre Israel e os países árabes?
Em 1973, os países árabes organizados na OPEP boicotaram os países que apoiaram Israel durante a Guerra do Yom Kippur do fornecimento de petróleo, e com a restrição da venda, os preços do barril de petróleo subiram progressivamente, chegando a 300%.
3. Quais as consequências imediatas do choque de preços dos combustíveis sobre a economia mundial? Existe alguma relação entre uma aceleração da inflação e a