arquitetura do ferro
Palácio de Cristal Londres, 1850, foi a maior influencia da arquitetura industrial, construído em 10 meses, todo em ferro fundido em forma estrutural. Foi palco da Grande Exposição, primeira grande feira internacional e abrigou obras de arte, peças industriais e novas invenções do mundo inteiro. As Exposições Industriais surgiram após a Revolução Industrial para divulgar os produtos industrializados da época, quando se introduziu uma nova linguagem na arquitetura e o marco foi esse grande pavilhão todo em ferro, de fácil construção que podia ser desmontado e montado posteriormente. Nesse período ocorrem ocupações de grandes áreas para estas construções com linguagem associada ao neoclássico, onde elementos greco-romanos eram usados de forma decorativa. Outro marco do Palácio foi o método de sua construção: todas as peças foram pré-fabricadas e apenas montadas no local.
Mercado Central, Paris, 1854-1857, Mercado Central de Paris (Les Halles Centrales), projetado pelo arquiteto Victor Baltard, parte da grande reforma de Haussmann e executado sob sua influência direta. Uma construção simples – “Preciso apenas de grandes guarda-chuvas, e nada mais”, dizia Haussmann.
Ponte do Brooklyn, 1870, Localizada sobre o East River, em Nova York, a chamada ponte do Brooklyn uniu duas antigas cidades rivais, Nova York, Manhattan, e Brooklyn, e acabou por formar a grande metrópole americana, a cidade de Nova York. Sua construção levou 14 anos, sendo completada em 1883. Ela custou 15 milhões de dólares e cerca de 20 vidas, sendo uma delas a de seu projetista, Roebling. Entre as duas torres, as quais atingem uma altura de 84 m sobre o rio, existe um tabuleiro central que vence um vão de 486 m e entre cada torre e cada margem, um vão de 283 metros. Além da estrada, passavam por ela uma ferrovia e, o que se tornou uma paixão dos nova-iorquinos, uma passarela elevada, na qual se realizam caminhadas, corridas e passeios de bicicleta.
Estatua da