fonte de alimentação
É o dispositivo responsável por prover eletricidade ao computador e a de fonte de alimentação. A principal função da fonte de alimentação é converter a tensão alternada fornecida pela rede elétrica presente na tomada de sua casa ou escritório (também chamada CA ou AC) em outras palavras, a fonte de alimentação converte os 110 v ou 220 v.
Existem dois tipos básicos de fonte de alimentação: linear e chaveada.
As fontes de alimentação lineares pegam os 110 v ou 220 v da rede elétrica e, com a ajuda de um transformador, reduzem esta tensão para, por exemplo 12 v. Esta tensão reduzida, que ainda é alternada, passa então por um circuito deretificação (composto por uma serie de diodos), transformando esta tensão alternada em tensão pulsante. O próximo passo é a filtragem, que é feito por uma capacitor eletrônico que transforma esta tensão pulsante em quase continua. Como a tensao contínua obtida após o capacitor oscila um pouco (esta oscilação é chamada ripple, um estagio de regulação de tensão é necessário, feito por um diodo zener (normalmente com a ajuda de um transistor de potencia) ou por um circuito integrado regulador de tensão. Após este estagio a saída é realmente continua.
O tamanho do transformador e a capacitância ( eo tamanho ) do capacitor eletrônico são inversamente proporcionais a frequência da tensão alternada na entrada da fonte: quanto menor a frequência da tensão alternada maior o tamanho dos componentes e vice-versa.
Construir uma fonte de alimentação linear para PCs seria loucura, já que ela seria muito grande e muito pesada. A solução foi o uso de um conceito chamado chaveamento em alta frequência.
A fonte de alimentação talvez seja o componente mais negligenciado do computador. Normalmente na hora de comprar um computador, só levamos em consideração o tipo e o clock do processador, o modelo da placa-mae, o modelo da placa de vídeo, a quantidade de memoria instalada, a capacidade de armazenamento do disco rígido, e