FONOLOGIA
FONOLOGIA – é a parte da Gramática que estuda os sons da língua – os fonemas. A palavra fonologia é formada pelos elementos gregos fono (“som, voz”) e log, logia (“estudo, conhecimento”). Significa literalmente “estudo dos sons”. Os sons que essa parte da Gramática estuda são os fonemas. Para compreender claramente o que é fonema, compare as palavras abaixo:
Bala gala Ao ler em voz alta as duas palavras, você percebe que cada uma das letras destacadas representa um som diferente. Percebe também que, em cada uma das palavras, a única diferença sonora é justamente a que é provocada por esses sons. Como as palavras têm significados diferentes e a única diferença que apresentam é a provocada por esses dois sons, somos levados a concluir que o contraste entre eles é que produz a diferença de significado entre as duas palavras. Cada letra representa, no caso, um fonema, ou seja, uma unidade sonora capaz de estabelecer diferenças de significado. Em outras palavras, fonemas são os sons característicos de uma determinada língua.
FONEMAS E LETRAS Observe que as demais letras de cada uma das palavras também representam fonemas. Para perceber isso, basta trocá-las sucessivamente por outras que representam sons diferentes –as sucessivas trocas produzem palavras de significados diferentes:
Gala – gola – gula – gata – galo
Bala – bela – bola - bula Em todos esses casos, cada letra representa um fonema. Desde o início destas explicações, vimos falando sempre em sons representados por letras. Isso porque você não deve nunca confundir fonemas com letras: os fonemas são sons – portanto, faláveis e audíveis. As letras são sinais gráficos – portanto, visíveis – que procuram representar fonemas. Essa representação, no entanto, não é perfeita. Ocorrem muitos problemas de falta de correspondência exata entre os fonemas e as letras que os tentam representar:
Certas vezes, a mesma letra representa fonemas diferentes (como o g, em gala e gela);
Outras vezes, usam-se