fonográfia
I) Responder as questões abaixo: a) Descreva o problema levantado por este caso. O que provocou esse problema? Qual foi seu impacto?
Resposta: O problema levantado são os altos preços dos CDs, e grande disponibilidade desses mesmo CDs na internet sem que os usuários pagem um centavo por esses CDs. O que provocou esse problema foi a criação de serviços de compartilhamento de arquivos on-line, como por exemplo, o Napster. O impacto foi a queda das vendas de CDs, pelo motivo dos usuarios encontrar esse mesmos arquivos sem custo nenhum a eles
b) A indústria fonográfica identificou corretamente o problema e seus aspectos humanos, organizacionais e tecnolóogicos?
Resposta: No meu ponto de vista, a indústria fonográfica não conseguiu identificar corretamente o problema, pois se a indústria fonográfica tivesse identificado corretamente o problema ela teria conseguido resolver completamente o problema. E também não conseguiu identificar alguns aspectos, pois se isso tivesse ocorrido com certeza o problema poderia ter sido identificado corretamente.
c) De quais soluções contra o download ilegal de músicas se dispunha? Qual é a mais efetiva? A solução correta foi escolhida?
Resposta: A princípio a RIAA (Assoisiação da Indústria Fonográfica dos Estados Unidos) processou o Napster, por violar as leis de copyright, o Napster foi considerado responsável pela cópia ilegal de músicas. Mas o seu encerramento não deteve a disseminação do compartilhamento ilegal, foram desenvolvidas alternativas para o download gratuito baseadas em tecnologias peer-to´peer (de usuário para usuário), como por exemplo, Kazaa, Morpheus, entre outros. Em outubro de 2001 a RIAA (representando os maiores selos fonográficas) entraram com ação contra alguns serviços peer-to-peer, mas