Fome na Sociedade atual
1° 01
25-11-2014
Trabalho de Sociologia
Fome na Sociedade Atual
Introdução
Vivemos em socidade que ter é mais importante do que ser, vivemos em uma socidade que pessoas tem muito e outras nem uma refeição por dia tem . Sim, estou falando da pobreza, da fome e miséria. Talvez voce já esteja cansando de ouvir, só que suas atitudes continuam as mesmas .
Neste trabalho vamos ampliar o conhecimento sobre este assunto que afeta a sociedade atual. Mesmo com tanto desenvolvimento do nosso planeta, mesmo com tanto dinheiro a fome é uns dos maiores problemas.
O Brasil e a fome
O Brasil é o quinto país do mundo em extensão territorial, ocupando metade da área do continente sul-americano. Há cerca de 20 anos, aumentaram o fornecimento de energia elétrica e o número de estradas pavimentadas, além de um enorme crescimento industrial. Nada disso, entretanto, serviu para combater a pobreza, a má nutrição e as doenças endêmicas.
Em 1987, no Brasil, quase 40 % da população (50 milhões de pessoas) vivia em extrema pobreza. No dias de hoje, um terço da população é mal nutrido, 9 % das crianças morrem antes de completar um ano de vida e 37 % do total são trabalhadores rurais sem terras.
Há ainda o problema crescente da concentração da produção agrícola, onde grande parte fica nas mãos de poucas pessoas, vendo seu patrimônio aumentar sensivelmente e ganhando grande poder político.
A produção para o mercado externo, visando à entrada de divisas e ao pagamento da divida externa, vem crescendo, enquanto a diversidade da produção de alimentos dirigida ao mercado interno tem diminuído, ficando numa posição secundária. Ao lado disso, milhões de pessoas vivem em favelas, na periferias das grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, entre outras. O caso das migrações internas é um problema gerado dentro da própria nação. Grande parte dos favelados deixou terras de sua propriedade ou locais