Fomação Economica Brasileira
R= A crise economica colonial agrícola decorreu de dois aspectos complementares, um de carater interno, e outro, externo. O primeiro aspecto foi a expanção dos mercados na colônia, resultado direto do aumento da população e do incremento da produção. Com o aumento da produção e o crecimento do mercado interno – sobre tudo após o inicío do ciclo do ouro -, os interesses particulares da colônia foram aumentado de maneira significativa. O pacto colônial passou a ser, então, um empecilho à expanção dos negocios e, portanto, potencial de ganhos dos colonos. O segundo aspecto, referente ao plano externo eram os efeitos da Revolução Industrial, que eram cada vez mais visíveis na Europa. Assim a necessidade de busca e incorporação de novos mercados pelas unidades industriais em formação tornou-se um traço típico dinâmica capitalista.
2- As experiências de utilização da mão-de-obra imigrante na cafeicultua brasileira (sistema de parceria e colonato) foram substacialmente diversas. Analise suas diferenças e os pricipais determinantes do fim do sistema de parceria e do deslanche do sistema de colonato.
R= O sistema de parceria consistia de recrutamento trabalhadores na Europa dispostos ao serviçao na lavoura, recebendo em troca lotes de pés de café adultos- preparados, portanto, para a produção. Metade do valor da colheita (cotas de pagamentos) seria dos imigrantes, logicamente após a dedução dos custos de transportes, impostos e comissões – daí a definição de parceria. No entanto, o que acontecia era uma situação completamente distinta daquela apregoada pelos agentes responsáveis pelos recutamentos dos imigrantes na Europa. Muitos imigrantes morreram antes de chegar ao Brasil, devido à falta de higiene, que proporcionava o desenvolvimento de uma série de doenças. Ao chegar, eram obrigados a pagar todo o custo de seu transporte, além do pagamento de juros de 6% ao ano pelo adiantamento