Tcd de fomação sócio econômica brasileira
717 palavras
3 páginas
TÍTULO DO TCD: Da era Vargas ao golpe de 64DISCIPLINA: Formação Socioeconômica Brasileira
PÓLO: Belém - 1
ALUNO: José Raimundo Viana
TEMA: Estudo da Economia brasileira de 1945 a 1980
OBJETIVO: Demonstrar de forma clara, as diferenças e similaridades entre os governos de Getúlio Vargas, Juscelino Kubtischek e o Governo Militar que assumiu depois do Golpe de 1964, analisar e fazer juízo crítico do nacionalismo varguista e o nacional desenvolvimento de Juscelino, para finalizar com crescimento e o endividamento do “milagre econômico” de Delfim Netto.
JUSTIFICATIVA O estudo do desenvolvimento industrial e econômico do Brasil, no pós-guerra é de extrema importância, para um conhecimento da formação social, bem como do entendimento da situação econômica, política e social da atualidade.
DESENVOLVIMENTO: Quando reassumiu o poder em 1951, Getúlio Vargas implanta uma política de continuidade ao incentivo da industrialização, com o nacionalismo econômico, a exploração mineral e as industriais de base como siderurgia, usinas hidrelétricas, eletrificação, etc..., eram reservados ao capital de algumas empresas nacionais ou ao capital do Estado. Com isso às industrias estrangeira sobrava os bens de consumo, reduzindo com isso a participação estrangeira no comercio e nas atividades bancárias. È importante salientar também a dupla contradição do nacionalismo de Getúlio, onde um lado buscava uma autonomia econômica através da expansão da industria fabril, tentando fazer disso uma interesse de toda a população brasileira, por outro lado precisava do capital estrangeiro para implantar a suposta independência financeira do país. O período do governo de Juscelino Kubitschek foi marcado pelo desenvolvimentismo. Ancorado num Plano de 31 Metas que priorizavam os setores energético, industrial, educacional, transporte e alimentação, o Governo pretendia avançar "50 anos em 5". Visando a colocar o Brasil nos trilhos do progresso econômico, o Governo favoreceu a penetração de