Folheto informativo gripe a(h1n1)
Gripe
A(H1N1)
Característica geral do vírus
Imagem de microscópio electrónico do vírus da gripe A (H1N1) rearranjado, fotografado no CDC Influenza Laboratory. Os vírus têm 80–120 nanómetros de diâmetro.
O novo vírus da Gripe A(H1N1), que apareceu recentemente, é um novo subtipo de vírus que afeta os seres humanos. Este novo subtipo contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da Gripe e apresenta uma combinação nunca antes observada em todo o Mundo. Em contraste com o vírus típico da gripe suína, este novo vírus da Gripe A(H1N1) é transmissível entre os seres humanos. Trata-se de um vírus mutante.
Transmissão A contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados. Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius destrói quaisquer microorganismos patogênicos. Não foram identificados animais (porcos) doentes no local da epidemia (México).
Ação do vírus em organismo humano
Diagrama dos sintomas da gripe A (H1N1) no ser humano.
1- Corpo em geral - febre
2- Psicológico - letargia, falta de apetite
3- Nasofaringe - dor de garganta ...
4- Sistema Respiratório - tosse
5- Gástrico - náuseas, vómitos
6- Intestino - diarréia.
As manifestações da gripe suína são semelhantes aos da gripe sazonal. Assim como a gripe humana comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas febre repentina maior que 38ºC, fadiga, dores musculares e nas articulações, tosse, coriza, dores de garganta e dificuldades respiratórias. Esse novo surto, aparentemente, também causa mais diarreia e vômitos que a gripe convencional. Pessoas com estes sintomas devem procurar assistência médica imediatamente.
Prevenção (profilaxia)
Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, não usar medicamentos sem