Sistemas operacionais
Os sistemas monoprogramáveis se caracterizam apenas pela execução de uma única tarefa de cada vez, sendo que todos os recursos (memória, processador e periféricos) ficam exclusivamente a ele dedicados, em seqüência, e um só inicia após o término do anterior. Os sitemas multiprogramáveis surgiram apartir destas limitações dos sistemas monoprogramaveis. Estes sistemas permite que vários programas sejam executadosn ao mesmo tempo. É imediato concluir que um sistema multiprogramável oferece condições de maior eficiência computacional que um sistema monoprogramável.
INTERRUPÇÕES
* As interrupções são geradas por um evento externo ao programa. São mecanismos que torna possível a implementação de sistemas multiprogramáveis. Em função dele, o SO sincroniza a execução de todas as rotinas e dos programas dos usuários, além de controlar dispositivos.
FUNCIONABILIDADE:
-Salva conteúdo dos registradores na pilha de controle. - Identifica a origem do evento. - Obtém o endereço da rotina de tratamento Rotina de tratamento. - Restaura o conteúdo dos registradores Interrupção Programa.
As interrupções podem ser classificadas como mascaráveis e não mascaráveis. As mascaráveis podem ser desabilitadas pelo processador. Neste caso, na ocorrência de tais interrupções, elas serão ignoradas, ou seja, não receberão tratamento. No caso das interrupções não