Folhas
Introdução
As folhas são expansões laterais do caule e têm como principais funções a realização da fotossíntese, a transpiração e a respiração.
Mesmo nas regiões interna da folha, ocorre a troca de gases com o meio externo. Possuem nervura e mesmo estando exposta ao sol é bem visível.
A forma, o tamanho, a cor e a distribuição da nervura da folha são bastante visíveis nos angiospermas. Além disso, em algumas espécies as folhas são modificadas em estrutura como espinho e gavinhas foliares. Nas plantas carnívoras, as folhas apresentam diversas estruturas adaptadas à captura e digestão de pequenos animais.
Estruturas da folha As estruturas básicas de uma folha são:
- Limbo: também dominada lâmina foliar e geralmente é a parte mais grossa da folha. A espessura, a flexibilidade e o tamanho do limbo podem variar entre as espécies. É variável também a presença de tricomas e glândulas no limbo.
- Pecíolo: estrutura que une a lâmina foliar ao caule. Algumas plantas não têm pecíolos e são denominadas sésseis.
- Bainha: parte basal da folha que envolve o caule. Na maioria da folhas de monocotiledôneas, as nervuras apresentam-se paralelas entre si. Neste caso, as folhas tem nervação paralelinérvea. Nas folhas de plantas eudicotiledôneas e dicotiledôneas basais, é comum que as nervuras se apresentem ramificadas, e não paralelas, nesses casos a nervação é denominada peninérvea ou reticulada.
Tipos de Folha As folhas podem ser simples ou compostas.
Folhas simples O limbo é inteiro, não dividido. Mas em algumas espécies, o limbo de uma folha simples pode ser recortado, como na planta conhecida como costela-de-adão.
Folhas compostas
O limbo é dividido em duas ou mais unidades menores sem contato entre si, chamadas folíolos, os quais estão inseridos em um eixo denominado raque. Os folíolos podem ser substancia divididos em unidades menores.
Funções da Folha
As folhas realizam, principalmente, as funções de fotossíntese, transpiração e respiração.
Fotossíntese Ao