Folhas
REINO DAS PLANTAS
Angiospermas
A folha
A folha geralmente tem forma de lâmina e apresenta a cor verde, devido a presença de clorofila.
Funções da folha
A folha desempenha basicamente duas funções importantíssimas para a vida das plantas: fotossíntese e transpiração.
Para que seja entendido como a folha realiza essas funções, vamos conhecer os estômatos.
Os estômatos são estruturas existentes na epiderme das folhas, constituídas de duas células especiais, as células-guardas. Entre essas duas células, existe uma abertura que comunica o interior da folha com o ambiente externo. Essa abertura é chamada ostíolo. Através dos ostíolos, as folhas fazem as trocas gasosas entre a planta e o meio externo.
O controle de abertura e fechamento dos ostíolos é feito pelas células-guardas. Quando se enchem de água, elas empurram a parede oposta ao ostíolo para as laterais e abrem o orifício. Quando falta água, elas murcham e fecham o ostíolo.
Fotossíntese
A fotossíntese é uma das funções mais importantes da folha. É por meio dela que a planta produz o alimento de que necessita para se manter viva. Para a ocorrência da fotossíntese, uma planta necessita de gás carbônico, de água e de energia luminosa. Então, acontecem os seguintes eventos.
· O vegetal absorve o gás carbônico do ar atmosférico através dos estômatos.
· A água, que a raiz retira do solo, é conduzida até às folhas.
· A clorofila, pigmento verde presente nas folhas, absorve a energia da luz solar.
· Com o auxílio dessa energia, o gás carbônico e a água são transformados em glicose e oxigênio.
· A glicose é utilizada como “combustível” pelas células fotossintetizantes ou é “exportada” para as demais partes da planta através da seiva orgânica. O oxigênio é liberado para o meio ambiente, contribuindo para a renovação do ar, e pode