Folha
Este trabalho é para que possamos entender melhor a função da folha na planta, como ela funciona e suas partes.
Folha
A folha realiza funções vitais para a planta e é responsável pela produção de alimento, respiração e transpiração da mesma, garantindo o crescimento e a vida da planta. As folhas possuem um mecanismo para pararem de crescer em certo momento, pois quando atingem certa dimensão, seus meristemas já se transformam em tecidos adultos e as únicas folhas que não possuem esse mecanismo e crescem continuadamente são as samambaias.
Fotossíntese:
A planta produz as substâncias orgânicas nutritivas de que precisa para se manter viva, utilizando, para isso, a energia da luz solar. Essas substâncias formam a seiva elaborada que é composta principalmente de água e glicose, que é transportada através do caule para as demais partes do vegetal onde será consumida ou armazenada.
Transpiração:
É o mecanismo através do qual a planta perde água na forma de vapor, permitindo um controle de temperatura pois ao evaporar a água retira o calor da superfície da folha e a refresca. Por causa da transpiração surge na folha uma força de sucção, que provoca a subida da seiva bruta. Assim, à medida que a água é perdida por transpiração a folha retira água do caule e este a retira das raízes, forçando-as a absorverem seiva bruta do solo e com isso, forma-se uma coluna contínua de água no interior do caule, desde as raízes até as folhas.
Estômatos:
São formados por células especiais que controlam a transpiração e as trocas gasosas da planta com o ambiente. A abertura e o fechamento dos estômatos são controlados por diversos fatores do ambiente, o principal deles a água.
Se no ambiente houver quantidade de água suficiente, as células dos estômatos absorvem mais água das células vizinhas, aumentam de tamanho e forçam a abertura do orifício central. Dessa forma, os estômatos permanecem abertos e a planta perde vapor d'água. Quando o ambiente fica seco