folha de pagamento
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
BRUNA NAZARÉ MOTA ASSIS
ROSANGELA GONÇALVES
A Diferença entre os Regimes de Tributação Simples Nacional e Lucro Real nos Resultados da Folha de Pagamento
PORTO VELHO\RO
2014
BRUNA NAZARÉ MOTA ASSIS
ROSANGELA GONÇALVES
A Diferença entre os Regimes de Tributação Simples Nacional e Lucro Real nos Resultados da Folha de Pagamento
Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para elaboração da monografia de conclusão do curso de graduação de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA.
Orientador: Profº. Jeferson Caliari
PORTO VELHO\RO
2014
RESUMO
Geralmente os administradores de empresas acarretam muitas duvidas quanto a qual forma de tributação mais adequada para sua empresa. Segundo o art. 247 do RIR/99, lucro real é o resultado contábil do período de apuração ajustado pelas adições e exclusões, ou compensações autorizadas pela legislação fiscal. O resultado contábil é a soma algébrica de todas as despesas e receitas de um determinado período. Desse ponto de vista lucro real é à base de cálculo do imposto de renda a partir do resultado apresentado na contabilidade, com os ajustes necessários. Adições são valores que somados ao lucro contábil, já as exclusões são valores que são deduzidos do lucro contábil. (Brasil, http://www.crc- ce.org.br/crcnovo/download/Apostila%20LUCRO%20REAL.pdf).
Folha de pagamento é classificada como uma planilha mensal, diária ou semanal da remuneração paga aos trabalhadores de uma organização, esta por sua vez é obrigatória a toda empresa e tem a função operacional, contábil e fiscal observando sempre as informações mensais ou semanais do empregado.
A Contabilização segundo o dicionário é a ação ou efeito de contabilizar; ato de escriturar; entregar aos serviços de contabilidade; escrituração. (Brasil,