folder
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE.
ETAPA 1 – MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO: Desafios para a prática pedagógica. Uma nova leitura das relações entre educação e cultura.
Distinção entre Pluralidade Cultural e Multiculturalismo.
Os seres humanos possuem diversas diferenças físicas como cor da pele, altura, forma dos olhos, boca, nariz, cor e textura dos cabelos, e outros, mas também, dependendo de onde e quando nasceram, possuirão diferenças históricas, políticas, tecnológicas, sociais, culturais, econômicas, religiosas, morais, de linguagem, etc.
Pluralidade Cultural é essa diversidade dentro da espécie humana, e desde que o homem adquiriu formas de se locomover a grandes distancias, ela tem sido causa e efeito da evolução do planeta. Há muito se diz que o Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade: é índio, afrodescendente, imigrante, é urbano, sertanejo, caiçara, caipira... Contudo, ao longo de nossa história, têm existido preconceitos, relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de ter uma vivência plena de sua cidadania.
A temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira. Pluralidade Cultural quer dizer a afirmação da diversidade como traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe permanentemente, e o fato de que a humanidade de todos se manifesta em formas concretas e diversas de ser humano.
O Multiculturalismo nada mais é do o conjunto de culturas encontrados em uma localidade, cidade ou pais. Na América Latina e, principalmente, no Brasil a questão multicultural apresenta uma configuração própria. Nosso continente é construído com uma base multicultural muito forte,