DROGAS NA ESCOLA
MARIA DE LOURDES DA COSTA
POPULAÇÃO A SER TRABALHADA:
Comunidade escolar, família podendo-se abranger à sociedade municipal de modo geral.
INTRODUÇÃO:
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.
Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
Faz-se necessário uma educação preventiva e a conscientização de todos alunos, pais professores, e comunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias na vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.
JUSTIFICATIVA:
O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas e de trocar e adquirir informações sobre o assunto. Engana-se quem acha que adolescentes aparentemente sem problemas nunca experimentaram drogas. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. A juventude em especial a adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso. Falar sobre drogas é fácil, porém, é preciso mostrar que a droga é algo que irá transformar totalmente a vida do usuário e dos seus co-dependentes.
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra números crescentes de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína e outras mais.
Diante deste cenário caótico e de incertezas