Folclore
O Folclore é a expressão da cultura de um povo que passa de geração em geração. Ele pode ser transmitido através do artesanato, danças, festivais, costumes, histórias, histórias orais, lendas, músicas, provérbios, superstições, etc.
A palavra Folclore vem do inglês folk (povo) e lore (acervo, saber ou conhecimento). O termo foi cunhado em 22 de agosto de 1846 pelo arqueólogo britânico William John Thomson, que queria criar uma palavra para descrever o que era então chamado de "antiguidades populares".
O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Muitas dessas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas assustar as pessoas.
No Brasil, algumas lendas e mitos originaram festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
Mito e Lenda
O mito é muito confundido com o conceito de lenda, porém esses dois são diferentes. Um mito é algo simbólico, fortemente relacionado com uma certa cultura e/ou religião. Ele procura buscar uma explicação para os principais acontecimentos da vida, fenômenos naturais, a criação do Mundo de do Homem.
A Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação humana.
Folclore na Constituição Brasileira
Na Constituição Federal existe uma proteção jurídica para o folclore.
Art. 215. “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional e apoiará e incentivará a valorização e difusão das manifestações