folclore
Trabalho Interdisciplinar: Língua Portuguesa e Educação Artística.
Tema: Folclore Brasileiro
Integrando áreas de estudo diferentes ( Língua Portuguesa e Artes ), os alunos do 2º ano do ensino médio realizaram um trabalho interdisciplinar com o objetivo de valorizar as expressões folclóricas, como forma de preservação do conhecimento popular e resgate da identidade cultural. A fim de aproveitar as experiências dos adolescentes, da família e da comunidade, os alunos “garimparam”, ou seja, recolheram provérbios ( ditados populares ) entre pessoas da vizinhanças, familiares e amigos e levaram a “coletânea” para a sala de aula, onde foi feita uma seleção dos melhores ou dos mais atraentes achados. Após uma análise e interpretação dos mesmos, os alunos produziram textos, desenvolvendo provérbios ou tentando criar algum ditado. Diversas outras formas de manifestação folclórica foram também pesquisadas pelos alunos, tais como quadras e trovas, parlendas, trava-línguas, lendas e mitos, medicina popular, literatura de cordel e outras. Posteriormente, esses trabalhos foram colocados em arabescos confeccionados pelos alunos nas aulas de Educação Artística. Veja abaixo, alguns desses trabalhos:
A fé move montanhas
Essa história que agora vou contar é uma verdadeira prova de que “a fé move montanhas”.
Zezinho era um menino que, não se sabe por que, teve os movimentos de suas pernas paralisados. Por causa desse problema teve que usar cadeira de rodas.
Sua mãe sempre o levava para passear na praça para ver os outros meninos brincar. Zezinho sentia-se muito feliz nesses momentos, pois podia ver os amigos. Mas a mãe ficava triste, porque o filho lhe perguntava se um dia ele iria andar. E ela, na sua infinita sabedoria, lhe respondia que um dia Jesus viria curá-lo. O menino não se contentava e perguntava: _ Mãe, como Ele é?
_ É um homem muito pobre, tem barbas e cabelos compridos _ respondia-lhe.
Em uma noite muito fria e