Folclore
“A dança das bonecas altas de olhos arregalados e a liberdade assustadora do boi inundam o desespero de quem nunca consegue ver o que está sempre disponível. As pessoas se entregam porque são seduzidas pelo que dizem ser apenas uma brincadeira. Mas se alguém decidir chorar por ter sintonizado a lágrima no avanço do boi sobre o fim de tarde, é sinal que algo mudou para sempre.”
FONTE : http://www.coisasdemaria.com/category/quadros-de-brincar/ postado por fabiana de oliveira silva às terça-feira, junho 02, 2009 3 comentários:
Boi de mamão
O boi-de-mamão é uma expressiva manifestação folclórica que ocorre no estado de Santa Catarina, Brasil, sendo encenado principalmente na região litorânea. Com origem nas brincadeiras com o boi feitas nos Açores, tem seu primeiro registro com este nome em Santa Catarina datado de 1840. Inicialmente era chamado boi-de-pano.
Trata-se de um auto em tom cômico, mas com um elemento central dramático: a morte e a ressurreição do boi. Apresenta elementos comuns com o bumba-meu-boi nordestino. postado por fabiana de oliveira silva às terça-feira, junho 02, 2009 nenhum comentário:
Pastoreiro no cavalo
O negrinho do pastoreiro.
Sua imagem consiste em um cavalo com um menino negro montado
postado por fabiana de oliveira silva às terça-feira, junho 02, 2009 nenhum comentário:
História do Negrinho do Pastoreiro
NEGRINHO-DO-PASTOREIO - Este, sim, é um ente exclusivo do imaginário dos gaúchos. Contam que, no tempo dos escravos, um senhor de terras que só tinha olhos para cavalos e para o único filho, punha um negrinho seu escravo para cuidar da tropa, mas o menino era sempre enganado pelo filho do fazendeiro, que espantava os cavalos e punha a culpa no negrinho. Um dia, depois de muito açoitar o escravo, o senhor colocou o negrinho na boca de um formigueiro, para ser "Comido" pelos bichinhos. Três dias se passaram e o senhor acabou encontrando o negrinho perfeitamente são por obra e graça de Nossa