Folclore
Cantigas de Roda | Danças Folclóricas | Lendas e Mitos
Conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças de um povo, expresso em suas lendas, contos, fábulas, danças, cantigas de roda e de ninar, comidas, vestimentas, provérbios, superstições, adivinhações, brinquedos etc...
"Conservar o Folclore de uma Terra é unir o seu povo. Cultivando o que é nosso, estamos conservando o Brasil unido."
Comemora-se no dia 22 de agosto Dia do Folclore.
Existe um momento na vida da criança em que ela acredita nas ilusões e mergulha no mundo da fantasia, mesmo conhecendo e aceitando a realidade da qual participa.
Neste transitar entre aceitar o real e viver no sonho, as cantigas de roda representam para a criança a confiança e a certeza de que necessita para investir na conquista de si mesma e do mundo. O brincar de roda é uma atividade em que a criança desenvolve a criatividade e na qual resgatamos o folclore infantil brasileiro, uma vez que cada cantiga é aprendida e passada, ou melhor dizendo, cantada, de geração em geração.
Hoje em dia, as crianças quase não cantam mais cantigas de roda, ficou "fora de moda". Que Pena! Agora as crianças só estão ligadas no som dos trios elétricos e nas músicas que ouvem nas rádios e televisões, ficando as cantigas de roda em desvantagem tanto na falta de um arranjo musical eletrizante, quanto na inexistência de ibope musical na mídia.
É uma forma de dança social que se desenvolveu como parte dos costumes e tradições de um povo e são transmitidas de geração em geração. Muitas danças exigem pares, outras são executadas em roda, às vezes se colocam em fileiras. Embora as danças folclóricas sejam preservadas pela repetição , vão mudando com o tempo, mas os passos básicos e a música assemelhem-se ao estilo original. Todos os países têm algum tipo de dança folclórica e a maioria pertence apenas a sua nação, como por exemplo: a tarantela, italiana, o drmes, croata ou o krakowiak, polonês e o frevo brasileiro. Algumas são executadas em