Folclore: Uma apresentação cultural
Gleice Gonçalves Guarda.
1
Resumo
O presente artigo apresenta o conteúdo do folclore e seus elementos. Para entendermos o folclore e preciso entender o que é fato folclórico. O objetivo desta proposta é compreender a cultura popular tradicional, assim como os pensamentos e as ações que uma comunidade tem em comum. Por sua vez, o folclore é definido como sabedoria do povo, que são as tradições e usos populares, assim como crenças, músicas, arte, superstições, dentre outros, transmitidos de geração em geração. Por fim, no folclore, podemos destacar três formas de interação, a repressão, a tolerância, e a aceitação, que se resumem em como as transformações culturais acrescentaram positivamente na cultura brasileira, porque o que antes não era aceito se estivesse fora dos padrões, agora já foi introduzido na cultura, na forma de pensar, de sentir e de agir da sociedade.
Os pensamentos e o modo de ação em comum dentro de um povo é denominado fato folclórico, ou seja, se em uma comunidade as pessoas incorporam à sua cultura um conto, crença, ou superstições são caracterizados fatos folclóricos. O fato é passado de geração em geração, sendo fixado na vida secular de forma oral. Os contos populares são os exemplos mais marcantes que podemos extrair de fato folclórico. Outra característica importante e o anonimato, porque só é fato folclórico o que se torna coletivamente anônimo, comum entre todos, conservado e transmitido pela herança social. Um fato folclórico pode ter um criador, mas pelo conhecimento passando por gerações, essa autoria acaba por se perder. O fato folclórico pode ser um conhecimento moderno, atual, desde que tenha raízes no povo expressando seus sentimentos, ideias e justificando suas ações.
Outra característica marcante do fato folclórico, e que pode ser uma mistura do erudito com o popular, ou seja, um fato letrado e formal pode tornar-se folclórico incorporando-se a cultura do