Folclore Texto
Ensino Médio 3001 RG Caroline / Márcio / Dara / Isabel / Jéssica
Afinal você sabe o que é Folclore?
A palavra folclore foi utilizada pela primeira vez num artigo do arqueólogo William John Thoms, publicado no jornal londrino "O Ateneu", em 22 de agosto de 1846 (por isso 22 de agosto é o dia do folclore). Em todas as partes do mundo, cada povo tem seu folclore, sua forma de manifestar suas crenças e costumes.
O Folclore vai muito além de mitos e lendas. São saberes que alcançam todas as expressões, conhecimentos e costumes dos grupos humanos desde que tenham algumas características, São elas: 1ª: Ser de domínio e pratica coletiva 2ª: Ter presença ao longo de um período histórico e chegar aos dias atuais 3ª: Transmitir-se no convívio social geralmente por meios não-formais de ensino e aprendizagem.
O Folclore se manifesta na arte, no artesanato, na literatura popular, nas danças regionais, no teatro, na música, na comida, nas festas populares, nos brinquedos e brincadeiras, nos provérbios, na medicina popular, nas crendices e superstições, mitos e lendas. O folclore, em especial a partir do século 20, serviu de base para a produção da arte culta brasileira. Os exemplos estão presentes em todas as artes.
O pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi fez das bandeiras das festas juninas um elemento frequente de seus quadros e gravuras. O compositor fluminense Villa-Lobos aproveitou-se de temas do folclore em sua obra musical.
Câmara Cascudo: Pesquisador do Folclore Nacional
Luís da Câmara Cascudo foi um grande estudioso do folclore nacional, nascido em Natal, no Rio Grande do Norte em 1898 e autor de mais de 150 livros.Ainda hoje, a obra de Câmara Cascudo é uma referência imprescindível para se tratar do folclore, até porque diversas expressões folclóricas brasileiras por ele documentadas, já desapareceram e não podem mais ser observadas.
Folclore na escola
A cultura popular deve ser reconhecida pela escola, trazida para as discussões em