Foguetões
Um foguetão é uma máquina que se desloca levando fluxo de gás a alta velocidade. Por conservação da quantidade de movimento (massa multiplicada por velocidade), o foguetão desloca-se no sentido contrário com velocidade tal que, multiplicada pela massa do foguetão, o valor da quantidade de movimento é igual ao dos gases expelidos.
Por extensão, o veículo, geralmente espacial, que possui motores de propulsão deste tipo é denominado foguetão, foguete ou míssil. Normalmente, o objectivo é enviar objectos (especialmente satélites artificiais e sondas espaciais) e/ou naves espaciais e homens ao espaço.
Vaivéns:
O vaivém espacial, foi um sofisticado veículo parcialmente reutilizável usado pela NASA como veículo lançador de satélites, nave para suas missões tripuladas de reparos de aparelhos em órbita no espaço e reabastecimento da Estação Espacial Internacional. Ele tornou-se o sucessor da nave Apollo usada durante o Projeto Apollo. O vaivém espacial foi lançado pela primeira vez em 1981 e realizou sua última missão em 2011.
O vaivém espacial e o conjunto de foguetes usados no lançamento formavam, até alguns anos atrás, a mais potente máquina criada pelo ser humano, com mais 7.000.000 de libras de potência no lançamento.
Estação espacial:
Uma Estação Espacial é uma estrutura artificial criada para a permanência humana no espaço. A distinção entre uma estação espacial e uma nave espacial reside na ausência de sistemas de propulsão ou de aterragem, em vez disso, são necessários outros veículos para transportes. As estações espaciais são desenhadas para suportar a vida em órbita a médio prazo, por períodos de semanas, meses, ou mesmo anos.
As estações espaciais são utilizadas para estudar os efeitos no corpo humano de longos períodos de permanência no espaço, bem como para proporcionar melhores plataformas para investigação científica, comparativamente a outros veículos espaciais.