Foguete de garrafa pet
LORENA
MAIO / 2012
Descrição Teórica
Primeiramente devemos compreender como se da estabilidade do vôo para isso devemos encontrar o Centro de Massa (CM) que é encontrado ou tentando equilibrar a garrafa sobre uma régua ou a partir da equação 1.
(1)
E também devemos encontrar o Centro de Pressão (CP), responsável pela influencia da força aerodinâmicas do sistema, que é a média da somas das áreas do corpo, que é dado pela equação 2. (2)
Assim para termos uma boa estabilidade o CM deve ficar até 1,5 cm acima do CP, para que possa haver correção por parte do CP se a garrafa sair do eixo, se o CP estiver acima é ruim pois se a garrafa sair do eixo o CP irá aumentar o desvio dele e não subirá bem.
Assim temos a estabilidade do corpo durante seu vôo, depois devemos compreender como que ocorre a propulsão do foguete que é dada pelo Empuxo e pelas leis de Newton.
Inércia
A Lei da Inércia diz que "Qualquer corpo em movimento continuará se movendo e qualquer corpo parado permanecerá parado até que alguma força externa aja sobre ele".
Em outras palavras, inércia é a tendência que os objetos têm de resistir a mudanças no movimento. Ela tem a ver com a massa do objeto (a qual os não-foguetistas chamam de "peso").
Uma garrafa mais cheia tem mais inércia, pois possui mais massa. Mais inércia quer dizer mais resistência a mudanças de direção. O vento precisa trabalhar mais para alterar o curso da garrafa.
Uma garrafa menos cheia tem menos inércia, pois possui menos massa. Menos inércia quer dizer menos resistência a mudanças de direção. Com pouca força o vento empurra a garrafa para outro curso.
Segunda Lei de Newton
A Segunda Lei de Newton diz que a Força aplicada é igual à massa vezes a aceleração, ou: F=m•a. Se