fogos de artifício
Sumário
No trabalho feito no laboratório de química sobre fogos de artifício, vimos à reação com a queima das substâncias, que causam diferentes efeitos e cores por cada material usado, os efeitos foram diversos. E com todas as substancias, tivemos os resultados esperados.
Introdução
Fogos coloridos são resultados de produtos químicos em forma de pó que ao serem lançadas no fogo, tem a capacidade de mudar a cor da chama para virtualmente qualquer cor.
A reação química disso é bem simples de entender. O segredo dos pós é que eles são os mesmos materiais usados em fogos de artifício (a parte não explosiva dos fogos) para colorir os mesmos.
Colorir o fogo é relativamente simples e algumas coisas é possível fazer em casa mesmo, porém é preciso lembrar que mexer com produtos químicos e fogo é algo perigoso. Alguns desses materiais podem causar danos a saúde, e podem ser venenosos.
Por exemplo: o sal de cozinha lançado ao fogo faz a chama ficar amarela. Já óxido de cobre deixa o fogo azul. Oxido de cobre é vendido em lojas de produtos para limpar piscinas. Em lojas de produtos químicos é possível comprar outros compostos capazes de mudar a cor do fogo.
Parte Experimental
Em um experimento para realizar a queima de fogos coloridos, utilizamos como parte teórica o modelo atômico de Bohr. De acordo com esse modelo atômico, os elétrons ao receberem energia, são excitados e saltam de níveis de menor energia, ou seja, mais próximos do núcleo, para níveis de maior energia, mais distantes do núcleo. Logo, essa energia absorvida e liberada na forma de ondas eletromagnéticas, no caso, luz visível, que dependendo da substancia, atinge colorações variadas. Utilizando um bico de Bünsen, colocamos a substancia em contato com o fogo, para observar o tipo de reação da substancia.
Bico de Bünsen:
1. Cloreto de sodio- O NaCl, popularmente conhecido como sal de